Interpretando o estado da sua solicitação ESTA

Viajar para os EUA sob a alçada do Programa de Isenção de Visto é uma maneira simples e conveniente de visitar o país como turista ou a negócios. Os cidadãos portugueses estão qualificados para participar deste programa, e podem solicitar um ESTA como uma alternativa ao processo mais demorado de adquirir um visto.

Quando solicita um ESTA online, é-lhe feito uma série de perguntas concisas e incisivas que irão determinar o estado da sua solicitação. Aprovado ou não, irá saber o estado da sua solicitação quase que imediatamente, que é enviado para a morada de e-mail que providenciou no preenchimento do formulário. As solicitações são então aprovadas ou negadas.

Embora a vasta maioria das solicitações sejam aprovadas, receber uma negação ESTA é muito frustrante. Existem várias razões pelas quais uma solicitação ESTA pode ser negada, por isso considere se algumas das seguintes razões são revelantes ao seu caso:

  • Já viajou anteriormente aos EUA e ultrapassou a sua permissão de estadia (seja com um visto ou ESTA)?
  • Já viajou aos EUA com um ESTA e durante a sua estadia engajou em trabalho autorizado?
  • Já solicitou poder viajar para os EUA e a sua entrada foi negada?
  • Respondeu a uma ou mais das questões do formulário ESTA incorretamente?
  • Incluiu detalhes de passaporte para um passaporte previamente reportado como perdido ou roubado (mesmo que o documento tenha sido novamente encontrado)?

Sendo o ESTA particularmente benéfico pela sua rapidez de processamento, a sua negação é de igual forma inconveniente, pois irá requerer consideravelmente mais burocracia. Resumidamente, caso o seu ESTA seja negado, terá de seguir pela rota tradicional de obtenção de visto. Os tempos de processamento de um visto podem ser bastante prolongados, e esta é a razão pela qual recomendamos solicitar um ESTA o quanto antes possível durante o planeamento da viagem (ainda antes de arranjar transporte e acomodação).

No entanto, é possível re-solicitar um ESTA ainda antes de 24 horas a seguir a uma negação. Tenha em mente, ainda assim, que a primeira recusa será notada aquando da reconsideração da nova solicitação, e caso tenha respondido a todas as questões honestamente, não valerá a pena tentar uma nova solicitação. A exceção a isto é caso o seu passaporte tenha sido previamente reportado como perdido ou roubado; neste caso, simplesmente terá de atualizar a informação documental e fazer uma nova solicitação.

Importante: Não responda ao formulário desonestamente, para poder “enganar o sistema”. As perguntas do formulário foram escolhidas de maneira específica e são todas muito importantes, e desta maneira, se a sua solicitação foi negada, certamente haverá um bom motivo para isso.

Naturalmente, a maioria das solicitações são aprovadas dentro de 24 horas, permitindo-lhe assim continuar com os preparativos da sua viagem! Assegure-se de respeitar as condições do ESTA (especialmente em relação à duração da sua estadia, e de trabalhar nos EUA nesse período) para que possa evitar quaisquer problemas no futuro.

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 17/07/2017.