ESTA-Visto, Qual é o mais conveniente para viagem aos Estados Unidos?

ESTA ou VistoESTA ou Visto, Qual destes é o mais conveniente para a sua viagem aos Estados Unidos?

Existem dos tipos de autorização que permitem viajar para os Estados Unidos. Um é o tradicional Visto, obtido numa Embaixada dos Estados Unidos, o outro é o ESTA, requisitado através da Internet.

Para obter um Visto, terá de solicitar uma entrevista prévia, a qual uma vez obtida deverá ser realizada na Embaixada Americana em Lisboa para uma entrevista pessoal com o funcionário consular, que decidirá a emissão ou não do tipo de visto que foi solicitado.

 

Existem diferentes tipos de vistos, que de acordo com o motivo da sua visita lhe permitirão realizar um ou outro tipo de atividade, assim que se encontre no país. Existem, entre outros, o Visto de Estudante, o Visto de Trabalho, o Visto de Imigração, e outros vistos específicos.

 

Mas a realidade é que a maior parte das pessoas que visitam os Estados Unidos a cada ano, o fazem por motivos de turismo e viagens, e para estes nasceu uma opção alternativa, o ESTA.

No ano de 1986 foi criado o Visa Waiver Program (VWP) com o objetivo de simplificar os trâmites necessários para os viajantes de turismo e negócios de determinados países com uma baixa taxa de imigração ilegal.
Em 1999 Portugal juntou-se ao VWP, que em português se traduz como “Programa de Isenção de Visto”.
 
Em novembro de 2006, a administração de George W. Bush anunciou a criação do ESTA, ou “Electronic System for Travel Authorization”, que em português se poderia traduzir como “Sistema Eletrónico de Autorização de Viajem”, que permite aos cidadãos de qualquer país participante do programa VWP solicitar uma permissão de viajem para os Estados Unidos on-line através da Internet, sem a necessidade de requerer um visto e sem a obrigação de visitar a Embaixada.

 

No seu caso particular, qual é o mais conveniente, o ESTA ou um Visto?

O ESTA se obtém de forma automatizada pela Internet, com menos requisitos e com uma resposta imediata, o que o torna mais conveniente, cômodo e prático na maioria dos casos, contudo o ESTA apenas permite um número limitado de possibilidades, enquanto a solicitação de um Visto é muito mais flexível.

 

Casos em que é mais prático requerer um ESTA:

Viagens turísticas: Se for viajar para os Estados Unidos a turismo, por um período igual ou inferior a 90 dias, poderá optar tanto pelo ESTA como por um Visto EU. Recomendamos que solicite um ESTA pela sua simplicidade e comodidade.
 
Viagens de negócios: Se a sua viagem para os Estados Unidos for para negócios, poderá solicitar um ESTA, por exemplo para visitas a eventos, feiras ou exposições, para comprar ou vender alguma propriedade imobiliária, etc...
 
Trânsito para outros países: Si visitará os EUA somente como um ponto intermédio para viajar para outro país, poderá optar por solicitar a sua permissão pelo ESTA.

 

 Casos em que é melhor solicitar um visto:

Se viajar para os EUA por qualquer dos seguintes motivos, deverá solicitar um VISTO na Embaixada Americana, já que em nenhum desses casos se recomenda a solicitação de um ESTA.
 
Para trabalhar: Estão obrigados a solicitar um Visto todos aqueles que pretendam receber uma compensação económica pelo seu trabalho, durante a sua permanência nos Estados Unidos.
Estão incluídos os casos em que a sua atividade profissional requeira poucas horas, por exemplo para jornalistas, artistas, etc...
 
Viagem para estudos: Se viajar para os EUA para estudar, deverá solicitar um Visto. Os vistos de estudos são relativamente simples de conseguir, são extensíveis e têm algumas vantagens específicas que nem o ESTA nem outros tipos de vistos podem oferecer-lhe.
 
Para Matrimônio: Uma solicitação de viagem requerida através do ESTA não permite em nenhum caso a possibilidade de alargar, renovar ou mudar o motivo da sua viagem, nem de modificar o seu estatuto, assim, caso vá casar-se nos Estados Unidos, é de suma importância que não realize a sua solicitação pelo ESTA.

 

Um Visto permitiria a solicitação de uma modificação do seu estatuto como residente, com posterioridade.

Emigração: Se for viajar para os Estados Unidos para emigrar para o país, a sua única opção razoável é solicitar um visto que lhe permita atualizar o seu estatuto para residente, e eventualmente para cidadão. O ESTA não permite nenhuma modificação do seu tipo de visita e não permite a solicitação de residência como visitante de larga temporada ou residente.
 
Nacionalização ou naturalização: Se for viajar para os Estados Unidos com a intenção de tornar-se um Cidadão dos Estados Unidos, a sua única opção viável é solicitar um visto, já que com o ESTA não se permite nenhum tipo de modificação ou revisão do seu estatuto, o que não permitiria a solicitação de nacionalização.

 

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 30/03/2024.

Este site utiliza cookies para mejorar sua experiência. Para consentir su uso e seguir navegando em nosso site web de acuerdo, haga clic en "Aceptar".