Requisitos de passaporte quando viaja com ESTA

O ESTA permite aos cidadãos de Portugal viajarem para os EUA sob o “Programa de Isenção de Visto”, eliminando a necessidade de obter um visto para viajar aos EUA durante um período de até 90 dias. Mesmo assim, ainda existem alguns requisitos de passaporte a ter em consideração antes de solicitar um ESTA online.

Em primeiro lugar, é essencial que o seu passaporte seja válido e que não expire durante o de período válido do seu ESTA (que são 2 anos). Mal o seu passaporte expire, o seu ESTA expira também. Mas, mesmo com o seu passaporte válido, existem algumas outras condições que necessita estar ciente antes de solicitar um ESTA online.

Portadores de E-Passport

Se o seu passaporte foi emitido após 2006, então é muito provável que ele seja um e-Passaporte, o que significa que tem um chip eletrónico incorporado no próprio documento, contendo informação biométrica sobre o viajante, incluindo a sua fotografia digital. Para qualquer passaporte emitido após esta data que não contenha o chip eletrónico, não será elegível para um ESTA, e terá de optar pela via tradicional de obter um visto.

Se o seu passaporte foi emitido antes de 26 de Outubro de 2005, então ainda poderá viajar com um ESTA se o seu passaporte possuir uma zona de leitura por máquina, ou, se emitido entre esta data e 25 de Outubro de 2006, possuir uma fotografia digital. Para saber se a fotografia do seu passaporte é digital, verifique se é impressa na própria página, ou se foi colada ou laminada na mesma. Para saber se o seu passaporte tem uma zona de leitura por máquina, procure por duas linhas de letras, números ou chavetas (<<<) no fundo da página que contém a sua informação pessoal. Se o seu passaporte tiver isto, ele pode ser lido por máquina.

Tenha em mente que a validade dos passaportes comuns para adultos em Portugal é de cinco anos. Portanto, qualquer passaporte emitido antes de 2010 provavelmente já expirou, e terá de arranjar um novo passaporte antes de solicitar um ESTA online.

Se por alguma razão o seu passaporte, emitido após 26 de Outubro de 2006, não for um e-Passport, não contendo um chip, então não poderá utilizar este passaporte sob o Programa de Isenção de Visto. Poderá à mesma candidatar-se a um visto de turista, embora este processo seja razoavelmente mais demorado (e mais dispendioso) do que solicitar um ESTA online, e poderá achar que é mais benéfico arranjar um novo passaporte que tenha o chip eletrónico incluído.

Atenção, tome nota que, mesmo quando entrar nos EUA, seja por mar ou ar, deverá ter consigo prova da sua viagem de ida e volta dentro da validade de 90 dias da sua viagem.

Para mais alguma questão específica em relação ao seu passaporte, ou para o renovar, visite www.pep.pt.

Viagens felizes! 

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 18/12/2018.