Preparado para ir para os EUA? Leia estas importantes recomendações primeiro!

O verão se aproxima, e a vontade de viajar está a ficar irresistível! Se gosta da ideia de organizar uma viagem para os EUA, deixe-nos relembrar que, desde 2009, tudo o que é requerido de cidadãos portugueses é uma simples autorização de viagem chamada ESTA (Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem) que poderá solicitar online em apenas alguns minutos, e que estará disponível para si em menos de 24 horas. O ESTA tem uma validade de dois anos desde o momento que é obtido.

Os pontos a seguir são as questões mais frequentes desta semana – veja as respostas, e esperamos que estas sejam úteis!

Preencher o formulário não é muito difícil, mas desde Novembro de 2014 que algumas perguntas novas foram adicionadas, tendo em vista a segurança internacional, tais como: o nome dos seus pais; outros nomes (para mulheres casadas, por exemplo, que tomaram o nome do esposo); a sua cidade de nascimento (e não apenas o estado/região); uma morada de contacto nos EUA (seja uma morada privada ou de um hotel, por exemplo); respostas estas que podem causar alguma confusão aos solicitantes.

Neste sentido, caso não tenha familiaridade com a Internet, ou caso tenha medo de preencher algo errado, chegou ao lugar certo! Em www.esta.pt estamos preparados para ajudá-lo com a sua documentação! Oferecemos a ajuda de um perito sempre à disposição para verificar, e caso necessário, para corrigir as suas respostas, antes destas serem enviadas para as autoridades americanas.

Embora possa estar descansado com a nossa ajuda, abaixo daremos algumas “recomendações” extra que irão essencialmente ajudar-lhe a preencher o formulário em pouco tempo. 

No ponto sobre incluir uma morada de contacto nos EUA, sabemos que esta poderá ainda não ser do seu conhecimento durante a solicitação do ESTA, já que pode ainda não ter organizado a sua estadia por esta altura. No entanto, essa informação é obrigatória, e continua a ter de introduzir uma resposta. Caso ainda não saiba qual será o seu destino, e por isso ainda não tem uma ‘referência’, insira a palavra UNKNOWN (DESCONHECIDA). Saiba que, assim que já possuir a informação relevante, poderá comunicá-la ao nosso Serviço de Apoio ao Cliente, que irá atualizá-la. O mesmo aplica-se caso decida visitar os EUA pela segunda vez durante o período de validade de dois anos da autorização: basta informar-nos o seu novo destino, e iremos adicioná-lo ao seu ESTA!

Caso esteja simplesmente em trânsito pelos Estados Unidos continua a ter de introduzir a informação do contacto? Ou, no caso de visitar múltiplos destinos nos EUA, que morada deverá usar?

No primeiro caso, se um viajante apenas pretende transitar pelos Estados Unidos, depois de preencher o formulário de solicitação do ESTA, terá de selecionar ‘yes’ (sim) à pergunta “A sua viagem aos Estados Unidos ocorre em trânsito para outro país?”

No segundo caso, basta apenas inserir o primeiro destino, e caso não saiba a morada exata do hotel, simplesmente escreva o nome do mesmo.

Caso esteja a viajar com a toda a família, lembre-se de preencher uma solicitação ESTA para todos os membros da família que forem na viagem, pois não existe uma autorização ESTA para grupos. Isto também é aplicável a crianças, que devem ter uma autorização pessoal juntamente com os seus passaportes. É importante lembrar que para obter uma autorização ESTA, e posteriormente poderentrar nos Estados Unidos, as crianças pequenas de qualquer idade têm de ter os seus passaportes INDIVIDUAIS, já que os documentos dos pais não são suficientes.

Há muitas questões no formulário que poderão deixá-lo a perguntar-se o seu por quê, por isso tenha em mente que a principal função das mesmas é sempre a SEGURANÇA. O Programa de Isenção de Visto visa alcançar cada vez mais padrões de segurança mais elevados, elaborados para prevenir o terrorismo e outros criminosos de abusarem do serviço. Desta maneira, não perca a paciência quando tiver de responder a determinadas questões, e saiba que pode contra com os nossos confiáveis operadores de Serviço ao Cliente, que estão sempre prontos para ajudar, e que lhe desejam uma agradável viagem! 

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 11/04/2020.