O regresso das viagens aéreas entre os EUA e Cuba

No dia 20 de julho, Washington DC e Havana irão abrir as suas respetivas embaixadas e restaurar as relações diplomáticas totais entre os EUA e Cuba. Consequentemente, as rotas marítimas e aéreas entre ambos os países serão restauradas.

Desde 1961 que as relações entre os dois países têm sido turbulentas, e as suas missões diplomáticas tiveram de ser conduzidas sob a proteção legal da Suíça. Desde que as ligações foram cortadas, a 45 anos atrás, os EUA impuseram um embargo em Cuba, o que tornou extremamente difícil para os cubanos visitarem os Estados Unidos, e vice-versa.

Ainda assim, parece que esta era está a chegar ao fim. Barack Obama e Raul Castro, na primeira reunião formal entre os dois países desde a muitas décadas, concordaram em abrir embaixadas e permitir o transporte aéreo e marítimo entre ambos os territórios. Naturalmente, por causa da distância geográfica mínima entre os dois países, as parcas maneiras de ir de um território para o outro têm sido particularmente inconvenientes desde que as ligações foram cortadas, com os cidadãos americanos tendo de viajar para o Canadá, para daí poderem apanhar um voo de conexão para Cuba.

Essas circunstâncias levantam a questão: Quão difícil será para um cubano agora viajar para os EUA? Será possível que a ilha possa se juntar a uma lista de países privilegiados, como parte do Programa de Isenção de Visto? Portugal está nessa lista, o que significa que os seus cidadãos podem viajar para os EUA por uma duração de até 90 dias por viagem, sem precisarem solicitar um visto,  solicitando assim uma autorização ESTA online (Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem) que é aprovado para a viagem dentro de 24 horas.

Atualmente, o único outro país latino a beneficiar do ESTA enquanto parte do Programa de Isenção de Visto é o Chile, por isso seria algo surpreendente se Cuba obtivesse os mesmos privilégios imediatamente. Dito isso, o Presidente Obama parece particularmente interessado em forjar um relacionamento mais forte com o seu vizinho do sul, o que faz com que o assunto não esteja imediatamente fora da mesa.

Por agora, o mundo está atento à evolução desta potencial amizade diplomática. Felizmente, Portugal e os Estados Unidos continuam tão chegados como sempre, e qualquer português pode viajar para os EUA por motivos de turismo ou negócios apenas com uma autorização ESTA e um passaporte válido. Para solicitar o seu ESTA online, simplesmente preencha este formulário online e seja informado da sua aprovação dentro de cerca de 24 horas.

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 17/08/2022.

Este site utiliza cookies para mejorar sua experiência. Para consentir su uso e seguir navegando em nosso site web de acuerdo, haga clic en "Aceptar".