O fim-de-semana prolongado do Memorial Day (Dia de Memória)

Sabemos que os EUA é um país muito patriótico e que as celebrações de acontecimentos históricos importantes são muito estimadas: o Memorial Day é uma dessas ocasiões e acontece na última segunda-feira do mês de Maio.

É um evento que relembra os homens mortos na guerra, e que tem origem desde a Guerra Civil Americana (1861-64), quando os cidadãos começaram a colocar flores nas sepulturas dos seus soldados falecidos.

Houve mais mortes na Guerra Civil do que em qualquer outra guerra, incluindo tanto os soldados dos estados da União, como da Confederação, e marcou também a necessidade de se fazer cemitérios nacionais para se fazer um enterro apropriado aos vários americanos que morreram pelo seu país. O hábito de honrar as sepulturas dos soldados que morreram na guerra aumentou espontaneamente, especialmente durante a Primavera, quando costumavam decorar as sepulturas dos soldados com flores. Este hábito levou a declarar-se o "Decoration Day" (Dia da Decoração), que passou a ser oficial em vários dos estados do país.

O dia foi escolhido pelo General John A. Logan, que o anunciou a 30 de Maio de 1868, sendo um dia dedicado a decorar as sepulturas dos camaradas que morreram a defender o seu país. Aquela data escolhida do “Decoration Day” foi por não existir nenhum aniversário de nenhuma batalha em particular, sendo assim adequada para relembrar todos os que morreram durante a Guerra Civil.

Durante o primeiro “Decoration Day”, o General James Garfield fez um discurso importante no Cemitério Arlingtion National, e 5.000 voluntários decoraram as sepulturas de 20.000 soldados americanos. O exemplo foi então seguido por outros estados e a celebração tornou-se oficial. Na realidade, foi primeiro formalizada nos estados do Norte, enquanto os estados do Sul honravam os seus mortos noutras datas.

Mais tarde, depois das duas Guerras Mundiais, os EUA sofreram muitas perdas nos campos de batalha e o “Decoration Day” passou a ser uma ocasião para relembrar aqueles que morreram, e a data do aniversário continuou a ser a 30 de Maio, até que, em 1968, através do 'Uniform Monday Holiday Act" (Ato da uniformidade dos feriados à segunda-feira), o Congresso designou alguns dos festivais a várias segundas-feiras do ano, para oferecer aos trabalhadores civis um ‘fim de semana prolongado’. É por causa disso que o “Decoration Day” foi “movido” para a última segunda-feira de Maio e passou a ser chamado de "Memorial Day”, transformando-se num feriado nacional, sendo o seu local de nascimento na cidade de Waterloo, NY, pelo Presidente Lyndon Johnson. Desta vez, até os estados do Sul reconheceram este evento, visto que era dedicado aos Americanos mortos em qualquer guerra, e não só a Guerra Civil. Mesmo assim, alguns estados continuam a manter outras datas para honrar aqueles que morreram pela Confederação.

As paradas patrióticas ocorrem neste dia (algumas das mais importantes são as de Chicago, Washington e Nova Iorque) e também as visitas a cemitérios e monumentos de guerra, nos quais os voluntários deixam bandeiras e flores.

Desde o ano 2000 que este dia incorporou o  "National Moment of Remembrance" (Momento Nacional de Recordação), que chama a todos os americanos a fazer um momento de silêncio e respeito às 3 da tarde (hora local em cada estado). É também comum ouvir a melodia “Taps" a ser tocada por trompetes.

Além da natureza patriótica e oficial deste evento, o fim de semana prolongado do Memorial Day acontece no final de Maio, sendo assim, o fim da Primavera e o início do Verão para vários americanos, criando uma oportunidade para organizar passeios ao ar livre e churrascos.

Falando do Memorial Day, não podemo-nos esquecer do evento desportivo associado a este fim desemana: O Indianapolis 500, uma corrida de carros americana que começou em 1911, e que ocorre no mesmo fim de semana na “Indianapolis Motor Speedway” (Pista de Corridas de Indianápolis). Neste ano o evento vai ocorrer a 24 de Maio.

Os carros competem numa forma muito semelhante à de Fórmula 1, mas com muitas diferenças técnicas, e são conhecidos por IndyCars. Depois de se ouvir a frase "Ladies and Gentlemen, start your engines!", os pilotos competem para o primeiro lugar após 200 voltas (500 milhas), mas só depois de ganharem o direito de participação nas sessões de prática que decorrem durante o mês de Maio. Este evento também está rodeado de uma rica variedade de eventos, desde maratonas a concertos, acontecendo tudo dentro da cidade de Indianápolis!

Estamos garantidos que encorajámos, novamente, a passar por uma outra experiência única no outro lado do Atlântico: uma hipótese de apreciar o famoso orgulho patriótico americano, mas também as icónicas corridas. É possível conseguir a autorização ESTA aqui e recebê-la em apenas algumas horas, oferecendo paz de espírito e a documentação necessária para desfrutar da sua nova aventura!

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 11/04/2020.