O Memorial Nacional no Monte Rushmore, um monumento ao patriotismo americano

Um dos sítios mais patrióticos nos Estados Unidos é sem dúvida o Mount Rushmore National Memorial, aninhado no coração de Black Hills em South Dakota, a receber cerca de 3 milhões de visitantes todos os anos (principalmente americanos) que lá vão numa espécie de peregrinação mística.

Mas a quem devemos agradecer por essa obra de arte, e por quê ela foi criada?

O criador do monumento foi o escultor Gutzon Borglum, um americano de primeira geração, filho de imigrantes dinamarqueses, que cresceu no estado de Idaho. Ele recebeu carta-branca do historiador Doane Robinson, de South Dakota, que tinha uma ideia de uma grande obra que iria incorporar figuras históricas como os seus protagonistas, tais como o chefe índio Red Cloud (Nuvem Vermelha), ou Lewis e Clark.

Borglum, que proclamou"a arte americana tem de ser monumental, assim como a vida americana”, não teve dúvidas quanto ao tema: nada era mais patriótico que retratar os quatro presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.

Os trabalhos começaram em 1927, durante a presidência de Calvin Coolidge, realizado principalmente durante os verões, sendo finalizado 14 anos mais tarde. Os trabalhadores chegaram a cerca de 400 pessoas, com uma média de 30 trabalhadores sempre presentes. Apesar das pobres condições de trabalho e toneladas de dinamite, nenhuma única pessoa morreu durante a sua execução.

Para esculpir as faces dos quatro presidentes, que têm 18 metros de altura e 56 metros de largura no total, os trabalhadores usaram modelos guia, numa escala de 1:12. A dinamite foi usada para permitir a aproximação dentre 8 a 13 polegadas das características finais das faces: para refinar os detalhes, foi usado o chamado método “favo de mel” no qua os trabalhadores faziam pequenos furos contíguos com uma perfuradora pneumática, com apenas alguns centímetros de profundidade, criando uma estrutura semelhante ao favo de mel, que era depois aparada pelos entalhadores e polida pelos escultores.

Os trabalhadores eram levantados, abaixados e suspensos por um cabo de aço, no fim do qual existia um arnês especial, semelhante aos usados por trabalhadores de estaleiros para trabalharem no casco de navios. Para ir de um lado ao outro da escultura, também existiam pequenas casas suspensas. Em muitas delas estavam sempre modelos das faces dos presidentes, para que os escultores pudessem ter em mente o que era preciso ser feito.

A face de George Washington foi a primeira a ser esculpida, terminada em 1930, seguida de Thomas Jefferson em 1936 e Abraham Lincoln em 1937. A face do presidente Theodore Roosevelt, um amigo de Borglum, foi a última a aparecer em 1939.

O resultado final é uma peça imponente que celebra o patriotismo americano (embora seja por muito tempo considerada um monumento ao orgulho do norte, especialmente pela presença do peito do presidente Lincoln; que promoveu as leis da abolição da escravatura), e que alterou radicalmente a paisagem natural em nome da arte e da história.

O parque está aberto todos os dias do ano (exceto dia 25 de dezembro, quando todos os edifícios estão encerrados, embora o acesso ao parque continue aberto). Aqui irá encontrar os horários de abertura oficiais, divididos em duas temporadas. O local é particularmente impressionante ao entardecer, quando a luz do por-do-sol faz as imagens parecerem ainda mais solenes e majestosas.

O Crazy Horse Memorial também se encontra apenas a uma curta distância, estando ainda sob construção, com o objetivo de celebrar a população americana nativa através de uma escultura que retrata um dos mais famosos chefes índios do passado. Quando for terminada, será a maior escultura alguma vez esculpida em rocha, com uma largura de 195 metros e altura de 172 metros.

Ler tudo isso deve com certeza ter-lhe deixado com uma vontade enorme de ver essa surpreendente obra de história e arte. Bem, graças ao Programa de Isenção de Visto isso é perfeitamente possível, tudo o que tem de fazer é solicitar o seu ESTA e reservar o seu bilhete de avião!

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 16/05/2021.

Este site utiliza cookies para mejorar sua experiência. Para consentir su uso e seguir navegando em nosso site web de acuerdo, haga clic en "Aceptar".