Fazer turismo com o ESTA: Como se comportar nos EUA

O que deveria ser evitado quando estiver de férias nos EUA? Certamente que existem algumas diferenças culturais entre Portugal e os Estados Unidos, então tome nota e prepare-se bem para a sua viagem!

Regra geral, os cidadãos americanos são simpáticos, diretos e bem-humorados, e acima de tudo, não têm medo de rirem de si mesmos!

Direto ao ponto: As pessoas dos EUA são diretas, honestas, e não gostam de rodeios. Isso não quer dizer que são impertinentes. Expresse-se claramente e esteja seguro do que vai dizer quando estiver numa conversa; hesitar demasiado pode levar à sensação de que está a esconder algo.
Isto é particularmente aplicável quando estiver a responder às questões dos oficiais de fronteiras.

Seja amigável e atencioso quando apresentar a sua autorização ESTA e o seu passaporte válido. Não fique embaraçado com as questões pessoais, ou aquelas que perguntam por informação específica sobre a sua viagem para os Estados Unidos. Guarde as suas anedotas para si mesmo quando estiver a passar pela aduaneira (os cidadãos americanos têm um excelente senso de humor, mas precisam primeiro de uma relação de confiança!).

Temas de conversa: A mentalidade europeia é vista como sendo mais ‘avant-garde’ em relação a certos tópicos. Sinta-se à vontade para discutir diferenças culturais abertamente sem julgamentos.

O desporto é um tema de conversa vasto, e um ótimo ‘quebra-gelo’ quando não se conhece muito bem as pessoas ao redor! Assim, é uma boa ideia conhecer alguns desportos tipicamente americanos, tais como futebol americano, basebol ou basquete… O nosso ‘futebol’ não tem grande representação nos Estados Unidos.

Caso conheça bem os seus colegas, perguntas sobre a família e amigos são bem recebidas. E como o trabalho é tão crucial à cultura norte-americana, não hesite em mencionar este tópico também.

Assuntos a evitar: Se não tem uma familiaridade suficiente com os seus hóspedes, evite assuntos controversos, tais como política, religião, a pena de morte, os direitos dos homossexuais, o aborto, armas de fogo, etc…

Gestos aceitáveis: Não tenha medo de manter contato visual; isto é um indicador de interesse e atenção quando está a falar com alguém. Caso se cruze com alguém em um hotel, por exemplo, a atitude britânica de virar o rosto será tida como rude. Por outro lado, não fique a encarar!

Gestos a evitar: Não se grude junto às pessoas que estiver a conversar; uma distância de cerca de um metro é recomendável. Sorria com liberalidade, e um bom aperto de mão é um excelente cumprimento, embora num grupo extenso seja suficiente dizer ‘hello’.

Se viajar enquanto casal, tenha em mente que gestos afetuosos em público são aceitáveis se não forem de extremos: poderá andar de mãos dadas ou com um braço à volta da cintura do parceiro… Por outro lado, ‘marmelanço’ em público é considerado uma falta de gosto, e nem sequer pense em apalpar o traseiro do seu parceiro… Algo que é muito mais comum na Europa.

Esteja preparado para responder muitas perguntas sobre Portugal, e leve todas as discussões discutindo o fado e Cristiano Ronaldo pelo lado positivo! Esta é uma excelente oportunidade de partilhar as suas diferenças culturais.

Siga o nosso conselho, mas tenha em mente que só tocamos os pontos gerais: o bom senso e o respeito são o suficiente para que os turistas sejam bem-vindos, onde quer que estejam.

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 16/06/2021.

Este site utiliza cookies para mejorar sua experiência. Para consentir su uso e seguir navegando em nosso site web de acuerdo, haga clic en "Aceptar".