"Dia Quatro de Julho": o evento mais patriótico nos Estados Unidos

Ao longo dos últimos 239 anos, existiu sempre um dia por ano em que os americanos pausam para comemorar a sua nação; um dia em que o orgulho nacional corre livre nos corações de cada cidadão. Nesse dia, o país cobre-se em estrelas e riscas, e é difícil encontrar algum lado que não cheire a churrasco! Claro, estamos a falar do Dia Quatro de Julho, ou O Dia da Independência.

Mas o que faz esta data ser tão importante?

Para compreendermos melhor, temos de voltar no tempo, para 1776, no coração da Revolução Americana. Nessa época, já era claro que a distância entre as 13 colónias inglesas do Novo Mundo (New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Jersey, New York, Pensilvânia, Maryland, Delaware, North Carolina e South, Virginia e Georgia) e o Império Britânico não poderia ser contornada, principalmente por causa dos tributos impostos pela Inglaterra. No dia 2 de Julho de 1776, em Philadelphia, aconteceu o Segundo Congresso (a assembleia deliberativa das Treze Colónias durante o período colonial, até à Revolução Americana), no qual foi proposto uma resolução de independência da Grã-Bretanha, que foi recebida com um grande consenso. Nesse dia, e assim sendo, não no dia 4 de Julho, a "Declaração da Independência " foi compilada e assinada, escrita por Thomas Jefferson, John Adams, Robert R. Livingston, Roger Sherman e Benjamin Franklin, que compunham o chamado "Comité dos Cinco”.

No dia 4 de Julho, no entanto, a Declaração foi aprovada e feita pública, o que foi considerado como a Lei que deu origem à América no sentido dos Estados Unidos. As 13 colónias fundiram-se, declarando-se como um único estado independente: os Estados Unidos da América.

Obviamente, a questão não ficou por aqui, já que a Guerra continuou, e o exército americano de George Washington apenas derrotou os ingleses alguns anos mais tarde, em 1781. Ainda assim, a independência definitiva não chegou até ao ano de 1783, com o Tratado de Paris. Em 1787, foi aprovado a Constituição dos Estados Unidos, e em 1789 George Washington foi eleito como o primeiro Presidente. Desde então, o número de Estados aumentou de 13 para 50, e a população explodiu de 2.5 milhões para 316 milhões.

Vale realmente a pena estar em qualquer cidade americana no dia 4 de Julho, já que o aniversário é bem mais do que apenas um festival: é uma verdadeira celebração do que significa ser americano! Das mais pequenas vilas às maiores metrópoles, um desfile patriótico está garantido, entremeado de bandeiras e excessivas quantidades de vermelho, branco e azul, antes dos tradicionais churrascos americanos terem início, entre amigos e familiares, e antes do fantástico espetáculo noturno de fogos-de-artifício.

John Adams, o segundo Presidente dos Estados Unidos, foi talvez levado à letra, quando escreveu, no dia 3 de Julho de 1776: “O Segundo Dia de Julho de 1776, será a Época mais memorável da História da América. Posso crer que será celebrado, pelas Gerações que virão, como um Dia de Livramento, por solenes Atos de Devoção ao Deus Todo-Poderoso. Deverá ser comemorado com Pompas e Esplendor, com Desfiles, Jogos, Desporto, Armas, Sinos, Fogueiras e Iluminações, de um Fim do Continente até ao outro, deste Tempo agora, e para sempre.”

Ao ritmo do hino nacional The Star-Spangled Banner e com as mãos sobre os seus corações, os cidadãos americanos celebram o seu orgulho pela bandeira e pelo seu país: "(...) And the star-spangled banner in triumph doth wave, O'er the land of the free and the home of the brave”

Entre as celebrações mais fascinantes dignas de menção estão certamente aquelas em Washington DC, o coração político do país. Apreciar o 4 de Julho rodeado de famosos monumentos, referências simbólicas, a Casa Branca, o Capitólio, o Lincoln Memorial, etc., é uma experiência sem par. Outra excelente opção é Boston, uma cidadeque muito contribuiu para o processo da independência (basta relembrar o famoso Boston Tea Party). A Boston Harborfest acolhe cerca de 3 milhões de visitantes todos os anos nessa data.

Na cidade de NovaIorque,é de recomendar o espetáculo de fogos-de-artifício, oferecido pela loja Macy's durante os últimos 40 anos. O evento inclui mais de 45,000 fogos-de-artifício lançados de quarto barcos no Rio Hudson, entre as ruas 24 e 42. Em outras partes de Nova Iorque, a Coney Island acolhe a curiosa "Famosa Competição Nathan de Comer Cachorros-Quentes do dia 4 de Julho", uma competição com os espetadores a correrem contra o tempo para comerem o máximo de cachorros-quentes!

Se já está a fazer as suas malas, não se esqueça de solicitar a autorização ESTA antecipadamente. E, além de tudo, divirta-se na escolha do seu destino para essa data especial, que todos deveriam vivenciar pelo menos uma vez na vida!

Feliz Dia Quatro!

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 16/05/2021.

Este site utiliza cookies para mejorar sua experiência. Para consentir su uso e seguir navegando em nosso site web de acuerdo, haga clic en "Aceptar".