A Croácia junta-se ao USA ESTA Program em 2021

A Croácia poderá ser o próximo país a usufruir de viagens isentas de visto, ao abrigo do Programa de Isenção de Visto dos Estados Unidos. Os cidadãos croatas poderão solicitar uma autorização ESTA.

Os cidadãos croatas que pretendam visitar os Estados Unidos atualmente precisam obter um visto para poder entrar nos EUA. Para alguns, isto está prestes a mudar. A Croácia cumpriu quase todos os requisitos do Programa de Isenção de Visto (VWP). A nação está prestes a se tornar o próximo país (o 40º) a participar do VWP dos EUA, que permite viagens sem visto para os EUA para cidadãos qualificados.

No dia 5 de abril de 2021 o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, felicitou o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, pelo progresso contínuo da Croácia no cumprimento dos requisitos do Programa de Isenção de Visto. Quando o país for aceite, os cidadãos croatas serão elegíveis para entrar nos EUA através de uma aprovação ESTA para estadias de até 90 dias.

Os croatas continuarão a precisar de um visto para entrar nos EUA?

O tipo de autorização de viagem exigida para um viajante croata entrar nos EUA dependerá do propósito da viagem e da sua duração. Clique e descubra quais tipos de viagem para os Estados Unidos da América estão ao abrigo do Programa de Isenção de Visto "ESTA." 
Se o motivo da viagem não for uma finalidade aprovada pelas diretrizes do ESTA, será necessário obter um visto para poder entrar nos Estados Unidos. Por exemplo: As viagens para a América que tenham uma duração superior ao limite de 90 dias definido para o programa requerem a obtenção de um visto. Não é possível expandir o tempo permitido no país. O limite de 90 dias inclui o tempo gasto em viagens dos EUA para países e ilhas adjacentes. A entrada nessas áreas não redefinirá o limite de viagem.

O processo de solicitação de isenção de visto para cidadãos croatas

Quando a Croácia entrar no programa, os cidadãos croatas poderão solicitar o visto ESTA através do sistema de solicitação online. Este sistema, incluindo o formulário online, é igual para todos os países participantes. As pessoas qualificadas podem preencher o formulário em qualquer idioma. O idioma das solicitações é variado e é definido regionalmente para a conveniência do solicitante. Por exemplo, o pedido de isenção de visto neste site está em português. O conteúdo de todas as solicitações, independentemente do idioma, é consistente.

A seguir, encontrará os requisitos para enviar a solicitação online:

  • Passaporte eletrónico válido
  • Método de pagamento: cartão de débito ou crédito válido
  • Computador com acesso à internet
  • Endereço de e-mail válido
  • Conhecimento dos dados pessoais do candidato necessários para o formulário, incluindo as respostas corretas "sim" ou "não" para as questões de elegibilidade


Depois de enviada, a solicitação é considerada "pendente". Enquanto a aprovação está “pendente”, os dados do solicitante são verificados em bases de dados de segurança internacionais. Há dois resultados possíveis para uma solicitação pendente: ou a solicitação será aprovada para entrada nos EUA ou não será autorizada para viagens no âmbito do VWP e, portanto, negada. Essa decisão é geralmente tomada num período igual ou inferior a 24 horas. Assim que a autorização de viagem for aprovada, ela poderá ser usada para entrada nos Estados Unidos.

Dados históricos do programa de viagens com isenção visto para os EUA

1986: O Programa de Isenção de Visto é inicialmente criado numa versão experimental.
2000: O programa passou a ser permanente.
2003: Para aumentar as medidas de segurança, passaportes legíveis por máquina são necessários para todos os passageiros que viajam sob a aprovação do programa. 
2004: Com a expansão da União Europeia e o aumento da pressão para incluir todos os países da UE no VWP, os Estados Unidos criam o quadro de referência do programa de isenção de visto para facilitar a aceitação de determinados países no programa.
2006: O programa de isenção de visto ESTA é formalmente introduzido, a oferecer aos viajantes a possibilidade de fazer uma solicitação antes da viagem. Este programa segue o modelo australiano Autoridade Eletrónica de Viagem. 
2018: As determinações de autorização não são mais garantidas “em tempo real”, o que significa que a aprovação de viagem no programa não será imediata. O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) recomenda que todas as solicitações para o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem devem ser enviadas pelo menos 72 horas antes da viagem.
2020: Quatro restantes “países do quadro de referência” da União Europeia continuam a trabalhar no sentido de cumprir os requisitos para aderir ao programa: a Bulgária, a Croácia, o Chipre e a Roménia. Todos os outros países do quadro de referência da UE foram aceitos.
2021: Trinta e nove países no total participam do programa de viagens isentas de visto para os EUA. Prevê-se que a Croácia seja o quadragésimo país participante.

Requisitos para um país ingressar no programa de viagens isentas de visto

Para um país ser elegível para o VWP, a taxa de recusa de visto para vistos B (vistos para os EUA para fins de negócios e turismo) deve ser inferior a 3% para o ano anterior. O país deverá permitir a reciprocidade das viagens sem visto para os cidadãos americanos. Os passaportes dos países qualificados devem ser legíveis por máquina com identificadores biométricos e conter um chip eletrónico de dados, comummente conhecidos por “passaportes eletrónicos”. Um acordo deve ser feito para que todos os passaportes perdidos ou roubados sejam comunicados. As informações sobre quaisquer ameaças à segurança dos EUA ou aos interesses dos Estados Unidos devem ser partilhadas. O país candidato não deve comprometer a segurança dos EUA com ou através do seu envolvimento no programa. O não cumprimento de todos os requisitos pode resultar na remoção de um país do programa a qualquer momento.

A Croácia entrará no Programa de Isenção de Visto dos EUA em 2021?

A Croácia cumpriu, em abril de 2021, a maioria dos requisitos para a admissão ao programa. Em 16 de fevereiro de 2021, Victoria J. Taylor, embaixadora dos Estados Unidos em Zagreb, na Croácia, anunciou via Twitter que a taxa de recusa de vistos de turismo e de negócios para solicitantes croatas caiu para 2,69% em 2020. A embaixadora Taylor adicionou: “Esperamos que os croatas possam viajar para os Estados Unidos sob a isenção de visto num futuro próximo”. A data real para que os croatas possam começar a desfrutar de viagens isentas de visto para os EUA permanece desconhecida. A embaixadora Taylor anunciou através do Twitter que, embora a verdadeira data de aceitação ainda não tenha sido definida, os governos dos EUA e da Croácia estão a trabalhar em conjunto para cumprir os requisitos finais de segurança em breve. A Croácia comprometeu-se a cumprir os requisitos restantes ainda este ano.

Os benefícios de viajar pelos Estados Unidos através do ESTA

A remoção da exigência de visto para viagens entre países beneficia os governos de ambos os países, aumenta a receita e traz benefícios para os participantes. O Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem diminui a carga de trabalho das Embaixadas e Consulados dos Estados Unidos, uma vez que não é necessário um processo físico de solicitação de visto. O sistema fortalece a segurança através da partilha de informações entre países. As viagens internacionais sem visto são mais simples e fáceis para os viajantes. Isso aumenta as viagens entre os países participantes, o que aumenta a receita obtida com o comércio e o turismo.

Os recursos e os benefícios do programa de isenção de visto para viajantes incluem:

  • Processo de solicitação on-line conveniente e com resultados de aprovação rápidos
  • Vinculação automática do documento de viagem eletrónico ao passaporte correspondente
  • Validade de dois anos com múltiplas viagens aos EUA permitidas através da mesma autorização
  • Poupança de tempo e conveniência, ao evitar os requerimentos de atendimento em embaixadas e consulados

Mais sobre viagens sem visto ESTA para os Estados Unidos

Siga nosso blog de viagens aqui para atualizações sobre o estado da aceitação da Croácia no Programa de Isenção de Visto dos EUA e para outras notícias sobre viagens para os EUA. Caso queira saber mais sobre como os cidadãos portugueses podem desfrutar de viagens isentas de visto para os Estados Unidos, a nossa página ESTA.pt, dá acesso a informações sobre viagens através do Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem. 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 17/05/2021.

Este site utiliza cookies para mejorar sua experiência. Para consentir su uso e seguir navegando em nosso site web de acuerdo, haga clic en "Aceptar".