Como usar o seu ESTA depois de o encomendar

O ESTA é o bilhete mágico que permite a cidadãos de países pertencentes ao ‘Programa de Isenção de Visto’ viajarem para os EUA, para motivos de turismo ou negócio, sem precisarem de um visto (e Portugal está incluído!).

Antigamente, viajantes cheios de esperança tinham de requisitar uma entrevista na embaixada Americana para poderem ser considerados para um visto, o que, como é óbvio, correspondia a vários gastos e burocracia inacabável. O ESTA, ao contrário, pode ser requisitado e entregue online. O processo demora apenas alguns minutos, e a autorização é confirmada no máximo em 24 horas. 

Quando o seu ESTA é confirmado, receberá um e-mail como os detalhes, mas nem toda a gente sabe o que é preciso fazer depois deste passo. A resposta é muito simples: nada. Para aliviar qualquer dúvida ou preocupação, a melhor coisa a fazer neste ponto é imprimir a sua confirmação ESTA, e levá-la consigo na sua viagem aos EUA. Mas atenção, não é necessário apresentar uma cópia impressa da sua autorização ESTA aos agentes fronteiriços dentro dos EUA.

A dica está no nome: ESTA significa ‘Electronic System for Travel Authorisation’ (Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem), o que significa que todo o processo, do início ao fim, é feito eletronicamente. Essencialmente, o seu ESTA é automaticamente atribuído a si; você tem um número único associado ao seu ESTA, e os seus detalhes aparecem automaticamente mal o seu passaporte é verificado. Mesmo assim, existem algumas companhias aéreas que podem pedir para levar uma cópia impressa do seu ESTA consigo para poder embarcar. Isto não é muito comum, por isso é melhor verificar com a sua companhia aérea antes de sair de viagem.

Essencialmente, não existe nenhum mal em imprimir a autorização e levá-la atrás quando viajar. Também é uma boa ideia apontar o seu número individual de registo, visto ser o que lhe associa o seu ESTA diretamente a si.

Se se esquecer do seu número único de registo ESTA, não é necessário preocupar-se. É extremamente simples recuperar os seus detalhes só através do seu nome, data de nascimento, número de passaporte e país de emissão do passaporte. Mas lembre-se, a sua autorização só tem a validade de dois anos após a confirmação de aprovação. Não é possível renová-la automaticamente, terá então de submeter um novo pedido para um ESTA, após o mesmo expirar.

Após tudo dito, mal tenha tratado de encomendar o seu ESTA online, não tem de se preocupar com mais nada. Aponte o seu número de registo, e imprima o e-mail, se preferir o ter em cópia física, mas o mais importante é que os agentes de segurança dos EUA não lhe irão pedir para ver o seu ESTA, visto que lhes aparecerá automaticamente.

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 17/05/2021.

Este site utiliza cookies para mejorar sua experiência. Para consentir su uso e seguir navegando em nosso site web de acuerdo, haga clic en "Aceptar".