A prisão de Alcatraz volta a abrir as suas portas ao público geral

A histórica prisão de Alcatraz, localizada na ilha com o mesmo nome, na baía de São Francisco, voltou a reabrir as suas famosas portas ao grande público.

Não se preocupe! Estamos a falar do fim das renovações da antiga prisão (com valores na região dos €2.7M), que já se estende por mais de um ano. Além da restauração e modernização de vários edifícios, a antiga Guardhouse também ficou à prova de terramotos!

Assim, caso deseje "fugir" à monotonia, prepare os seus documentos de viagem (um passaporte válido e uma autorização ESTA) e prepare-se para esta fascinante experiência!

Alcatraz, uma pequena ilha rochosa com cerca de 9 hectares, a 2.4 km da costa, é um dos destinos mais frequentados por quem visita São Francisco e a costa oeste, permitindo uma espreitadela na instalação histórica e famosa. Desde 1972, a área de ​​Alcatraz foi incluída na Área de Recreação Nacional Golden Gate e no ano seguinte tornou-se num ponto turístico. Além da sua importância história, a ilha é um ponto de grande interesse para amantes de pássaros e da natureza.

A ilha (cujo nome parece atribuir-se aos pássaros marinhos que habitavam "la isla de los alcatraces"), com a alcunha de "The Rock”, mudou de aspeto e função ao longo do tempo. Objeto de interesse dos exploradores espanhóis no fim do século XVIII, a ilha recebeu em 1854 o primeiro farol da costa oeste, conforme o fluxo de navios na baía tornou-se cada vez mais importante, durante o período da Corrida ao Ouro. O farol foi demolido em 1909 para abrir espaço para a prisão, e outro foi erigido noutro lado da ilha.

Tal posição estratégica foi naturalmente uma tentação para o exército, que, ao fortificar toda a baía, construiu uma fortaleza em Alcatraz. A fortaleza foi terminada em dezembro de 1859, e quando a Guerra Civil começou, Alcatraz contou com a maior fortaleza militar ao oeste do Mississippi, embora a sua posição defensiva nunca tenha sido importante.

Na verdade, já que não ocorriam mais guerras naquela área, a estrutura foi convertida numa prisão. Na segunda metade do século XIX, o exército começou a enviar os soldados mais perigosos que tinham sido condenados por crimes de Guerra. A conversão final para uma prisão militar aconteceu em 1909, quando as armas foram removidas da ilha: a partir desta data, a maioria dos edifícios foi construída pelos próprios prisioneiros.

A função de prisão militar durou até 1933, quando o exército cedeu a ilha, com a Fortaleza incluída, para o Bureau of Prisons (BOP), do governo federal americano no controlo das prisões. Este período coincidiu com a Proibição, e o crime nos Estados Unidos estava numa alta histórica. O governo americano precisou de passar uma forte mensagem, e construir uma prisão federal de segurança máxima moderna numa pequena ilha rochosa foi a solução ideal.

As instalações serviram como uma prisão federal de 1934 a 1963, quando os custos de manutenção se tornaram insustentáveis (até mesmo a água potável precisava ser transportada por barco). Os últimos prisioneiros deixaram a ilha a 21 de março de 1963.

Mas o que há de tão especial sobre esta prisão, que a tornou tão famosa em livros e filmes?

Além de ser muito difícil de escapar, a vida em Alcatraz era muito dura.

Os prisioneiros (o mais famoso sendo Al Capone, que lá esteve de 1934 a 1939, e Robert Stroud - Birdman) passavam praticamente o dia inteiro em pequenas celas de 1.5 x 3.7m (as celas com isolamento eram ligeiramente maiores) e precisavam respeitar escrupulosamente as regras internas da prisão para receberem os itens mais básicos, tais como trabalho e visitas familiares. Na realidade, apenas os merecedores podiam receber umas parcas horas de ar fresco, que eram passadas a trabalhar, dando-lhes a possibilidade de estarem numa cela por apenas 19 diárias! A única nota positiva é de que a comida em Alcatraz era alegadamente muito boa!

Se os prisioneiros tentassem escapar, depois de escaparem às garras dos guardas, eram imediatamente confrontados com as fortes correntes da baía, as marés e a fria temperatura da água, o que tornava a travessia extremamente difícil. Ainda assim, houveram várias tentativas famosas de escapa: 36 homens estiveram envolvidos em 14 tentativas de fuga, 23 dos quais foram apanhados, seis foram abatidos, e dois afogaram-se no processo. A tentativa mais famosa serviu como o tema do famoso filme de Clint Eastwood, "Escape from Alcatraz", que conta as aventuras de Frank Morris e dos irmãos John e Clarence Anglin, que escaparam em junho de 1962, graças a um plano intrincado, e que nunca foram encontrados. Dia 2 de maio de 1946 é lembrado como o primeiro dia da famosa Batalha de Alcatraz: um plano foi desenvolvido por seis prisioneiros, que conseguiram instigar uma revolta, tendo a ordem sido restaurada dois dias mais tarde, através da intervenção da polícia e da marinha.

Em menos de trinta anos, Alcatraz tornou-se a prisão mais famosa dos Estados Unidos.

Depois do encerramento da prisão de segurança máxima em 1963, Alcatraz continuou a estar nas notícias graças à ocupação, em novembro de 1969, por um grupo de índios nativos americanos autointitulados "Índios de Todas as Tribos”, que declararam a ilha como "território indígena” e implementando um protesto para chamar atenção dos meios de comunicação para a labuta dos nativos americanos nos Estados Unidos.

A história de Alcatraz e dos que lá viveram é realmente fascinante, perfeitamente justificando uma visita: o único tour que leva os visitantes à ilha é oferecido pela Alcatraz Cruises, que tem a única página oficial na sua gestão. Cada visita leva no mínimo 2 horas e meia (incluindo a travessia por ferry a partir do embarcadouro 33 em São Francisco) e oferece-lhe a oportunidade de participar num tour diurno ounoturno. O tour noturno é o mais complete, porque permite-lhe chegar à ilha por barco, em adição ao tour regular chamado "Cumprindo a pena: O tour pelas celas de Alcatraz".

No entanto, caso esteja a planear passar um dia como um guarda ou um prisioneiro de Alcatraz, tenha atenção que há poucos bilhetes para cada dia, que são vendidos rapidamente. O melhor é marcar o seu lugar antecipadamente através da página oficinal.

O que não precisa de uma antecedência tão avançada, (até 48 horas antes da partida) é a sua solicitação, e pode solicitar o seu ESTA online, o qual, juntamente com um passaporte válido, irá permitir-lhe a entrada nos EUA por até 90 dias.

 

Comece a sua solicitação ESTA agora

Formulário ESTA

Para registar o seu ESTA on-line, irá precisar do seu passaporte, um endereço de correio eletrónico e um cartão de crédito ou débito. Se todos os dados estiverem corretos, e após verificação dos mesmos, a sua autorização ESTA será enviada em poucos minutos.

Data prevista de partida deve ser após 19/12/2018.